Snopes

Logotipo
Pode ser
Ceticismo
Icon skepticism.svg
Mas não temos certeza
Quem está perguntando?
Alguém está errado em
A Internet
Ícone internet.svg
Conecte-se:

Snopes.com é um site fundado por Barbara e David Mikkelson que se dedica a pesquisar e confirmar a verdade por trás da estupidez lendas urbanas , correntes de e-mails e outras histórias de origem incerta. Algumas delas incluem várias formas de woo , religioso histórias e mitos sobre políticos ( Barack Obama , George W. Bush , Sarah Palin , Mike Huckabee , e Cobrar e Hillary Clinton todos têm suas próprias seções).


Woo -pushers, o franja em qualquer extremidade do espectro político , e aqueles que se beneficiam dessas histórias tendem a rejeitar Snopes como errado ou tendencioso, apesar de pesquisas mostrarem que não é. Os redatores de muitos e-mails em cadeia encontraram uma maneira diferente de ajudar a neutralizar a eficácia do Snopes, anunciando que sua afirmação foi confirmada pelo Snopes (já que poucos destinatários verificarão se realmente foi confirmado).

Para que as pessoas não pensem que Snopes é simplesmente tendencioso ou simplesmente cínico, um número surpreendente de mitos acaba se revelando verdade (embora geralmente de uma forma muito mais mundana do que as correntes implicam). Navegar no Snopes aleatoriamente é uma maneira divertida de matar o dia, com TV Tropes e Rachado .

Conteúdo

Metodologia

Os artigos do Snopes geralmente consistem em pouco mais do que uma afirmação que eles investigaram, as descobertas do site sobre a veracidade dessa afirmação e notas de rodapé de citação. Em 15 de maio de 2015, o site optou por publicar um artigo mais detalhado mostrando a metodologia que eles usaram para refutar um antigo mito de Hollywood - que Clark Gable matou um pedestre enquanto dirigia bêbado em 1945 (ou foi 1933?) E o alegado cobrir pela MGM que se seguiu. Seus resultados mostram como dois incidentes separados na vida de Gable, um possível incidente na vida de John Huston e a disposição das pessoas de acreditar no pior da indústria do cinema, combinaram-se nas mentes daqueles que estavam rememorando Gable para formar um escandaloso (e caluniosa) história que desde então se tornou parte do cânone da história de Hollywood.

História

'Snopes' era originalmente um nome retirado dos romances de William Faulkner e usado em fóruns online pelo cientista da computação David Mikkelson. Ele era um regular do grupo Usenet alt.folklore.urban, um fórum dedicado a compartilhar, analisar e às vezes desmascarar lendas urbanas . Ele conheceu uma canadense, Barbara Hamel, no fórum, e eles se casaram e se estabeleceram na Califórnia. Snopes foi estabelecido em 1994 pelos dois como um desdobramento de alt.folklore.urban; nos primeiros anos, não tinha um enfoque político e se concentrava na investigação e desmascaramento de todos os tipos de mitos, contos de velhinhas e sabedoria popular.


David perdeu o emprego em 2002 e começou a trabalhar em tempo integral no site, que a partir de 2003 pertencia à empresa Bardav Inc, com propriedade compartilhada igualmente por David e Barbara. David cuidou da parte técnica, Bárbara da parte financeira, e pesquisou e escreveu artigos. Com e então o rumores infundados sobre a nacionalidade de Barack Obama , começou a se mover para áreas cada vez mais políticas. Realmente se expandiu após 2014, quando contratou Kim LaCapria como pesquisadora / redatora e, em seguida, contratou uma equipe adicional. O aumento de Donald Trump e a crescente prevalência de notícias falsas tornou um recurso cada vez mais importante.



Para a alegria dos teóricos da conspiração, fraudadores e outros inimigos do site, o casamento de David e Bárbara foi por água abaixo em maio de 2014 em meio a acusações de infidelidade contra David (em 2016 David se casou novamente, com Elyssa Young, uma ex-candidata do Partido Libertário). O Correio diário relatou com alegria todos os problemas conjugais, bem como a luta amarga pela propriedade do site. Em 2016, o site faturava até US $ 200.000 por mês, portanto era uma propriedade valiosa e as disputas entre Bárbara e David eram acirradas. Em julho de 2016, ela vendeu sua participação para a Proper Media, que já atuava como corretora de publicidade da Snopes.com. David, por sua vez, rompeu o acordo de venda de publicidade por meio da Proper Media, que, no entanto, permaneceu como coproprietária, e acabou levando a um litígio ainda mais difícil. O resultado foi uma campanha GoFundMe 2017 de David Mikkelson para 'salvar' o site e ajudá-lo a restabelecer seu controle. Isso foi bem sucedido, mas todas as lutas foram muito divertidas para oCorreio diárioe outros fornecedores de notícias falsas.


Em 2017, Snopes tinha 13 funcionários, incluindo pesquisadores, técnicos e gráficos. Logo após a eleição presidencial dos EUA de 2016, o Facebook anunciou que faria parceria com o Snopes e outros quatro sites de verificação de fatos para avaliar a veracidade das notícias compartilhadas pela rede social; um esquema com sucesso questionável em livrar o Facebook de notícias falsas.

Acusações de preconceito

Para mais detalhes no caminho manivelas sempre reaja aos céticos, veja nossos artigos sobre Ceticismo de guerrilha na Wikipedia e a shill gambit .

Qualquer um que insiste que seu pessoal mito é facto , seja isso moonhoaxers , , ou pés grandes , insistirá que Snopes está errado porque todos, exceto eles próprios, são tendenciosos contra o ' verdade '. FactCheck.org , um site sem fins lucrativos dedicado a, humm, verificar fatos, relatou que Snopes era totalmente imparcial. De acordo com Viés da mídia / checagem de fatos , Snopes tem uma classificação de 'menos tendenciosa'. Isso, é claro, prova que tanto o FactCheckeViés da mídia / checagem de fatos também fazem parte do conspiração .


Em um exemplo extraordinário de mídia comendo a si mesma, comerciantes de notícias falsas distribuíram um meme no Facebook dizendo que FactCheck.org condenou Snopes como um 'site de propaganda extremamente liberal'. O meme também afirmou que Snopes estava associado com George Soros (suposto chefe do conspiração judaica internacional ) e o Comitê Nacional Democrata . FactCheck.org publicou outro artigo elogiando a falta de preconceito de Snopes e desmascarando totalmente essa afirmação e fotografias associadas que identificaram erroneamente o ex-primeiro-ministro húngaro Gordon Bajnai como Mikkelson.

Local na rede Internet

Se você visitasse o site antes de 2014, teria horríveis flashbacks da idade das trevas dos intertubos, quando todos usavam Geocities e as pessoas ainda faziam piadas sobre os testes gratuitos da AOL. Felizmente, o site finalmente passou por uma reformulação, o que poupa a visão dos usuários.