Evangelho de Marcos

Leitura da idade do ferro leve
A Bíblia
Icon bible.svg
Gabbin 'com Deus
Análise
Woo
Figuras

Mark é o segundo livro do Novo Testamento do Bíblia . É precedido por Evangelho de Mateus e seguido por Lucas .


Mark é considerado uma das duas fontes principais para os três sinóticos evangelhos juntamente com o Documento Q . Mark não aborda o aniversário ou a infância de Jesus . Em vez disso, o leitor é levado imediatamente para a teologia e pregação de Jesus quando Jesus é batizado por João. Marcos está muito menos focado nos dias de ensino de Jesus do que na Paixão, que ocupa a maioria das obras de Marcos.

Conteúdo

Autoria e namoro

Artigo principal: Autoria do Novo Testamento

Embora escrito anonimamente e em terceira pessoa, acredita-se no autor do Evangelho de Marcos, por cristão tradição, ser Marcos, o intérprete de Pedro o Apóstolo . No entanto, essa tradição deve ser vista com um grão de sal, pois Papias, o originador dessa tradição, não era, de longe, nenhum estudioso. Foi sugerido que o livro foi originalmente concebido como ficção e, além disso, seu autor entendeu o não historicidade de Jesus .

O Evangelho de Marcos é considerado o primeiro dos evangelhos escritos porque o único material que ele contém que não está contido nos Evangelhos de Mateus e Lucas são alguns detalhes insignificantes que qualquer pessoa em sã consciência editaria. Pode ser datado de 67 ESTA por seu apocalíptico Discurso de Oliviet , pois menciona 'guerras e rumores de guerras', uma referência à Primeira Revolta Judaica, fala da perseguição aos cristãos sob Nero, que morreu no verão de 68 EC, diz aos judeus para 'fugir para as montanhas', que seria estúpido após o outono de 67 EC e, especialmente revelador, ora para que a fuga dos judeus não seja no inverno. A documentação desses eventos estabelece o limite inferior para a data de autoria por volta de 67 EC, mas não descarta a possibilidade de que o evangelho foi realmente escrito muito mais tarde.

Figuras históricas

É provável que a figura de Jesus de Marcos seja baseada / derivada de um ser terrestre real atestado em JosefoGuerra judaica- ' Jesus filho de Ananias ”. Da mesma forma, é provável que Mark “ João batista ”Figura é baseada / derivada em um ser terrestre real atestado em Josephus 'Antiguidades dos judeus. Mas isso não significa que “João Batista” conheceu “Jesus filho de Ananias” no Jordão e realizou um batismo, mais do que o filme “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” significa Lincoln caçou Vampiros.


Parece que o autor de Marcos usou as obras de Josefo como inspiração para suas figuras de Jesus e João Batista, o que significa que a data de composição é posterior a 93 dC, e mais provavelmente do século II.



Conteúdo da Marca

Marcos começa com o batismo de João e o chamado dos doze. Marcos 4 apresenta algumas das parábolas de Jesus. Marcos 8 adiante começa as discussões dos últimos dias de Jesus, com a entrada real em Jerusalém para ser encontrado em Marcos 11 .


Batismo por joão

Richard Carrier afirma que o João batista cena, é provavelmente ficcional. E Carrier argumenta que os cultos pagãos pré-existentes também usaram o conceito de 'batismo' como um rito de iniciação e que a cena do evangelho é um mito etiológico isso explica o propósito do batismo para o iniciado cristão. A operadora escreve,

Eu encontrei e citei vários tratamentos revisados ​​por pares da cena de João Batista que claramente apontam que Marcos obviamente a inventou para se adequar aos seus propósitos - ao contrário daqueles que não percebem isso e, portanto, pensam erroneamente que vai contra os interesses de Marcos. Não importa. É um mito etiológico, uma categoria de mitos que explicam as origens e o significado dos rituais - neste caso, o batismo, no qual Marcos faz o famoso João 'Batista' declarar Jesus seusuperioresucessor. Que não é uma declaração contra juros; é exatamente o que Mark fariaquerpara inventar.


Limpeza do templo por Jesus

R.G. Price afirma que a limpeza da cena do templo é o produto da interpretação imaginativa de uma passagem de Oséias pelo autor de Marcos e não tem base histórica. Outros estudiosos gostam Burton L. Mack também afirmam que a cena é ficção. Mack escreve: 'O ato do templo não pode ser histórico. Se alguém deletar da história aqueles temas essenciais para os enredos de Marcos, não sobra nada para a reminiscência histórica. '

Teologia e Estilo

Marcos foi escrito para um público predominantemente grego. Suas alusões ao Antigo Testamento tendem a ser uma forma de definir a cena, ao invés de cumprimento direto de judaico profecia . A única exceção notável é a Paixão, que considera o julgamento e a morte de Jesus como o cumprimento da profecia judaica. Ao longo de Marcos, Jesus não é o 'Filho de Deus' como nos outros três evangelhos, mas o 'Filho do Homem'. O personagem de Jesus em Marcos é mais político e direto do que profético. A formulação das parábolas de Marcos enfatiza os códigos morais e comportamentos espirituais baseados neste mundo.

Quando Jesus fala do fim da história humana, ele diz: 'Mas daquele dia e daquela hora ninguém conhece, não, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas o Pai.' Nesta passagem (que aparece em Mateus também) Jesus se excluiu especificamente desse conhecimento do tempo escatológico, criando uma brecha em sua alegada onisciência e na unidade da Trindade. Isso pode sugerir que o autor deste texto foi um Dinheiro .

Diferenças de Mateus e Lucas

  • Marcos freqüentemente explica o ritual judaico, outro exemplo de que o livro se destina ao público gentio.
  • Jesus é chamado de Filho de Maria e também nomeia seus irmãos e irmãs.
  • 'O sábado é feito para o homem; o homem não é feito para o sábado '( Mc 2:27 ) não aparece em Mateus, Lucas ou Evangelho de João .
  • Forte ênfase no papel de João Batista, incluindo uma descrição detalhada da decapitação de João.
  • Marca contém detalhes obscuros e desnecessários, como Marcos 3:21 , Marcos 6: 5 , e Marcos 14:51 , que não aparecem em Mateus ou Lucas.
  • A frase do verso 16:18 , 'e se eles beberem qualquer coisa mortal, não os ferirá', é encontrada apenas em Marcos.
  • Marcos está mais disposto a fornecer material negativo sobre Jesus, como os discípulos repreendendo Jesus em Marcos 4:38 e Jesus curando muitos, mas não todos em Marcos 1:34 (c.f. Mateus 8:16 )

Finais alternativos

Veja o Wikipedia artigo sobre Marcos 16 .
O final estranho de Mark. . . temsem aparições de jesusdepois da visita das mulheres na manhã de Páscoa ao túmulo vazio!
—James Tabor

O final original de Marcos é o capítulo 16, versículo 8, '[As mulheres] nada disseram a ninguém, porque estavam com medo.' A versão grega de Marcos termina no que parece estar no meio da frase. As duas palavras finais são εφοβουντο γαρ, o que é significativo porque em nenhum outro lugar no grego antigo uma frase termina com a palavra γαρ (que significa 'para').


Marcos é o único evangelho canônico com vários finais alternativos significativos. No entanto, a maior parte do conteúdo do final mais longo tradicional, versos 16: 9-20 , são encontrados em outros evangelhos e não são exclusivos de marca . Este final mais longo parece ser um interpolação adicionado no início para que o final de Marcos se assemelhe aos dos outros evangelhos.

Todos os finais alternativos são falsificações, que incluem: um final curto resumindo o final mais longo tradicional; e um final longo detalhando o papel de Jesus na derrota sem , inserida por volta do século V (ver Evangelho de Marcos §. Final )

Subindo um riacho sem remo

No final mais longo, Jesus passou por uma litania de sinais que identificariam aqueles que cressem:

  1. Em nome de Jesus, eles expulsariam demônios.
  2. Eles falariam em novas línguas.
  3. Eles pegariam serpentes sem ferir.
  4. Eles beberiam veneno sem nenhum efeito prejudicial.
  5. Eles curariam os enfermos impondo as mãos.

Algumas das igrejas pentecostais tomaram pelo menos alguns desses preceitos literalmente, particularmente aqueles sobre falar em línguas e lidar com cobras.

Historiando tendência depois de Mark

Os evangelhos canônicos, quando dispostos cronologicamente, ilustram a progressão em direção à história de uma ressurreição corporal. Neil Godfrey escreve,

  • Marcos apenas tem uma tumba vazia e nenhuma aparência de ressurreição, e este é o tipo de indicador que se lê nas histórias greco-romanas de Hércules e co - o desaparecimento do corpo era o indicador convencional de que o falecido havia sido levado para se juntar aos deuses .
  • Mateus tem uma ou duas aparições de ressurreição, e na primeira as mulheres seguram Jesus pelos pés. Na segunda, Jesus está em uma montanha e alguns discípulos nem mesmo estão convencidos de que é Jesus.
  • Lucas tem Jesus desaparecendo diante dos olhos dos espectadores e aparecendo misteriosamente no meio de salas fechadas, mas para persuadir os discípulos que ele era carne, ele disse-lhes para tocá-lo e vê-lo comer.
  • João então tem a famosa cena de Tomé duvidoso, onde Jesus, após ter pedido aos seus discípulos para dar uma olhada em sua carne, parece novamente exigir que eles (ou pelo menos um deles) colocassem as mãos em seu lado. Ele então acende uma fogueira na praia e prepara uma refeição de peixe para todos.

Portanto, mesmo dentro dos próprios evangelhos, podemos ver uma evolução da ideia da ressurreição do corpo físico.

O Evangelho Secreto de Marcos

Veja o Wikipedia artigo sobre Evangelho secreto de Marcos .

Em 1958, um pesquisador americano afirmou ter encontrado uma carta, em uma biblioteca em Israel, de um bispo chamado Clemente de Alexandria, que discutia uma versão herética do Evangelho de Marcos. De acordo com essa carta, Clemente estava discutindo o fato de que essa versão não canônica não era algo que os cristãos deveriam ler. Se fosse verdade, isso explicaria uma passagem estranha em Marcos, mas a explicação seria uma que muitos fundados não gostariam. O evangelho canônico menciona o fato de que Jesus fez uma viagem a Jericó e então a próxima frase o descreve deixando Jericó deixando uma dúvida sobre o que ele fez lá. De acordo com o alegado evangelho secreto, Jesus aparentemente duplicou seu truque de Lázaro, ressuscitando um jovem dos mortos. Jesus então conheceu este jovem e decidiu ensinar-lhe alguns 'segredos do Reino de Deus' envolvendo este garoto vestindo nada além de uma tanga e tendo reuniões noturnas com Jesus. No entanto, ninguém mais viu esta carta e poderia facilmente ser uma farsa. Presumindo que não seja uma farsa, uma versão mais longa de Mark 'apenas para iniciados', enquanto a versão mais curta tem as referências wink-wink-nudge-nudge para corte de pederastia e mais material edificante adicionado é um exemplo de leite antes da carne . Como a igreja ossificou em uma instituição política, o Marcos mais curto teria se tornado canônico e o Marcos secreto teria sido totalmente suprimido.

Nomes gregos dos discípulos de Jesus

O Evangelho de Marcos foi originalmente composto em grego para um público de língua grega e mais tarde traduzido para o siríaco, o latim e o copta.

Nomes gregos dos discípulos por Mk. 3: 13-19
Nome (por ordem de apresentação) Menções por nome (3: 20-16: 8) Nome Base Editar apelido Cognomen dado por Jesus 'Pilares da Igreja' por Paul c. 53 EC (Gálatas 2: 9)
Simão Pedro ~ 20 Simones
Simon
Pétros
Pedro
Kēphâs
Κηφᾶς
Jacó / Tiago (filho de Zebedeu) ~ 10 Iákōbos
Jacob
ton tou Zebedaiou
τὸν τοῦ Ζεβεδαίου
Boanergés
Boeing
James
Jacob
John (irmão de Jacob / James) ~ 10 Iōánnēs
Ioannis
ton adelphon tou Iakōbou
τὸν ἀδελφὸν τοῦ Ἰακώβου
Boanergés
Boeing
Iōann's
Ioannis
Andrew 1 Andréas
Andrew
Philip 0 Phílippos
Philip
Bartolomeu 0 Bartholomaîos
Bartolomeu
Mateus 0 Matthaîos
Mateus
Thomas 0 Conheceu
Thomas
Jacó (filho de Alfeu) 0 Iákōbos
Jacob
ton tou Halphaiou
τὸν τοῦ Ἁλφαίου
Thaddeus 0 Thaddaios
Θαδδαῖος
Simão (o Cananeu) 0 Simones
Simon
ton Kananaion
τὸν Καναναῖον
Judas Iscariotes dois Ioúdas
Judá
Iskariṓtēs
Ἰσκαριώτης

Jesus colocou um nome em Simão, e esse nome era Petron. Notavelmente, o autor de Marcos não faz com que Jesus indique Simão como fez com os outros discípulos, mas apenas o chama de um nome.

  • Petron não é um nome próprio, significa literalmente 'Rocha' ou 'Pedra' em grego.
  • Boanerges é definido dentromarcacomo 'Filhos do Trovão'.
  • Alguns dos significados propostos para Iskarioth:
  1. “Um homem de Qarioth”
  2. “Ladrão” ou “assassino”
  3. “O mentiroso” ou “o falso”
  4. “Ruivo” ou “tintureiro vermelho”
  5. 'para entregar ”, isto é, foi ele quem entregou Jesus às autoridades.
  6. “Um homem de Jerusalém”

O nome Judas Iscariotes como significando literalmente 'Judeu de Jerusalém' é coerente com o argumento de Tom Dykstra de que o Evangelho de Marcos é uma polêmica contra os líderes observadores da Torá (daí 'judeus') da igreja cristã de Jerusalém que aparecem como as figuras: Pedro; James / Jacob; e João no evangelho de Marcos. E que o nome Judas Iscariotes é uma referência aos cristãos observantes da Torá que ainda apóiam a dita igreja de Jerusalém. Dykstra escreve,

Marcos foi escrito depois que um conflito se desenvolveu entre Paulo e a liderança cristã de Jerusalém sob a liderança dos 'pilares' de Pedro, Tiago e João. Para os leitores originais do Evangelho, a imagem de discípulos obtusos, buscadores de glória e indolentes não poderia deixar de apoiar a autoridade do único apóstolo que não era assim caracterizado [ou sejaPaulo]. . . . nos termos da própria época de Marcos e da perspectiva de Paulo, os verdadeiros traidores estão entre a liderança judaica cristã, não os judeus não-cristãos. O nome Judas ('judeu') corresponde tão bem à visão de Paulo de que seus oponentes eram traidores da cruz de Cristo por serem fanáticos pelas tradições judaicas [ou sejasendo observador da Torá], que é razoável supor que Marcos nomeou deliberadamente o traidor Judas por esse motivo.