Contradições bíblicas

Leitura da idade do ferro leve
A Bíblia
Icon bible.svg
Gabbin 'com Deus
Análise
Woo
Figuras
Um conhecimento profundo do Bíblia é a base de heresia . Muitos que pensam que lêem suas Bíblias nunca as lêem. Eles lêem um capítulo por dia por uma questão de dever, e esquecem o que é dito em Mateus antes de lerem o que é dito em João; daí eles nunca marque as contradições e nunca veja as discrepâncias .
- Annie Besant ,Meu caminho para o ateísmo(1885)

Contradições bíblicas ocorrem quando dois ou mais versos, aproximados de um literalista perspectiva, declare duas ou mais coisas que não podem ser simultaneamente verdadeiras. As contradições bíblicas exemplificaminternoerros (algo que contradiz a própria mensagem da Bíblia) em oposição a externoerros (algo que o Bíblia se engana sobre o mundo externo).


Apologistas frequentemente chamam de contradições bíblicas Dificuldades bíblicas .

Conteúdo

Semana de Criação

Veja o artigo principal neste tópico: Semana de Criação

O primeiro exemplo disso ocorrendo nas Escrituras é Gênesis 1 vs. Gênesis 2 . Qualquer descrição dessas contradições é devidamente recebida com a negação, encosta escorregadia alegações e / ou desconhecimento do assunto. Quando solicitado a fornecer um relato 'científico' passo a passo de criacionismo , o fundamentalista geralmente inicia o relato em Gênesis 1 - mas quando questionados sobre por que Gênesis 2 tem a ordem da criação irreconciliavelmente diferente, eles parecem repentinamente ter uma epifania de que os pequenos detalhes que importam tanto para desacreditar Ciência não importa nos casos em que seus fatos Deus acontece de escrever dois relatos muito diferentes da mesma história.

Genealogias inconsistentes

As duas genealogias de Jesus apresentadas em Mateus 1 e Lucas 3 são inconsistentes, uma com a outra e com outro registro genealógico em Gênesis 11.

Embora explicaçõespossoresolver a contradição, eles apresentam problemas para literalistas que falam da 'clareza das Escrituras'.


Genealogia de jesus

Veja o artigo principal neste tópico: Genealogia de Jesus

A genealogia de Mateus descende de José do rei Davi ao rei Salomão, e daí a um homem chamado Jacó. Por outro lado, Lucas tem José descendente de Davi ao longo de uma linha radicalmente diferente, por meio de outro filho, Natã, daí a um homem chamado Eli. Na verdade, tudo após essa inconsistência é diferente entre as duas contas. Além disso, depois do homem chamado Hezron, Mateus lista o próximo na linha como um homem chamado Ram, mas Lucas afirma que foi Arni, que gerou Admin, que gerou a próxima pessoa que os dois relatos concordam.



Isso sem mencionar, é claro, a contradição no fato de que essas geneaologias conectam Jesus a figuras como Davi e Salomão por meio de José, que a Bíblia afirma que nem mesmo estava relacionado com Jesus pelo sangue , tornando sua genética completamente irrelevante.


Cainan, filho de Arphaxad

Há uma inconsistência entre a genealogia de Lucas e o relato de Gênesis três gerações abaixo Noé . O relato de Gênesis tem ( Gênesis 11:12 ) que o neto de Noé, Arphaxad, tinha umestamoschamada Shelah. No entanto, a genealogia de Lucas afirma que Selá é aNetode Arphaxad e filho de Cainan.

Há uma explicação muito simples para isso,viz., que Lucas derivou sua genealogia do Septuaginta , a tradução grega contemporânea do hebraico Bíblia. A Septuaginta também contém o nome de Cainan em Gênesis 11, que se acredita ter sido inserido no texto para tentar fazer o Dilúvio parece ter ocorrido mais cedo do que aconteceu.


No entanto, isso também representa um problema para os literalistas bíblicos. Se a Septuaginta era duvidosa, não havia problema, já que não era um manuscrito original. Mas, uma vez que o Evangelho de Lucas contém o erro da Septuaginta em seu manuscrito original, ele não pode ser descartado.

Respostas em Gênesis está bastante desesperado com isso, aparentemente, enquanto eles procuraram todo o caminho de volta para1809para encontrar uma fonte que tenta identificar a inconsistência em um improvável 'erro de copista' que mais tarde foi ocultado por revisionismo histórico na Septuaginta, absolvendo assim o manuscrito original de erro. No entanto, a Old Catholic Encyclopedia, escrita um século depois, afirma que o erroestavana Septuaginta no tempo de Lucas.

Contradições textuais

No Declaração de Chicago , como pode ser visto, os literalistas repudiam umhiper-literalismo que faria com que a Bíblia fosse errônea porque uma palavra nela está soletrada incorretamente ou os escritores não têm a atenção aos detalhes vistos entre arqueólogos , advogados,etc.

Eles também afirmam que a Bíblia contém algumas 'hipérboles e números redondos', talvez enganando as pessoas que citam 1 Reis 7: 23-26 dizendo isso π = 3 . No entanto, isso obviamente não se aplica atemporáriomedidas (passagem de anos, idade das pessoas), visto que também afirmam que Gênesis registra uma criação de exatamente seis dias de exatamente 24 horas. E, por acaso, existem inconsistências em algumas medidas temporais, que são discutidas mais adiante.


Mas, além desses erros insignificantes, há uma série de contradições textuais reais ou percebidas na Bíblia, especialmente se alguém estiver tentando interpretá-la literalmente. Embora aqueles que lêem a Bíblia sem conhecimento dela muitas vezes encontrem mais contradições do que realmente estão no texto, há muitas contradições que são abertamente reconhecidas como tais por estudiosos da Bíblia bem informados. Nesta seção, discutiremos uma seleção dessas contradições.

Criação

Existem dois relatos separados da criação, um no primeiro capítulo de Gênesis e outro no segundo capítulo. Muitos estudiosos da Bíblia (em particular aqueles que aplicam o método exegético histórico-crítico) aceitam livremente que esses dois relatos da criação, se lidos literalmente, são inconsistentes um com o outro porque foram escritos por pessoas diferentes. De acordo com Hipótese documental , que tentou rastrear como a Bíblia se formou, Gênesis 1 veio da 'fonte sacerdotal' (um sacerdote Aarônico escrevendo cerca de 500 BCE ), enquanto Gênesis 2 veio da 'fonte Yahwista' (escrituras sobre um precursor do Deus judeu da terra de Judá, escrito por volta de 900 aC).

Por outro lado, de acordo com literalistas bíblicos, ambos os capítulos foram escritos por Moisés por instruções de Deus. Uma vez que ambos são considerados literalmente verdadeiros, eles devem ser consistentes em todos os detalhes, embora não sejam.

O que veio primeiro: Adão ou a vegetação?

A vegetação! Gênesis 1: 11-27 :

E disse Deus: Produza a terra erva, erva que dê semente, e árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela, sobre a terra: e assim foi [...] E foi a tarde e a manhã ao terceiro dia [...] Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou [...] E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Adão! Gênesis 2: 5-9 :

E toda planta do campo antes que estivesse na terra, e toda erva do campo antes que crescesse: porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra [...] E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem se tornou uma alma vivente. E o Senhor Deus plantou um jardim a leste em Éden ; e lá ele colocou o homem que ele havia formado. E da terra fez o Senhor Deus crescer todas as árvores agradáveis ​​à vista e boas para comer


Criacionistas, como Ministério Tekton , responderam com algumas reclamações extremas, dizendo que Deus fez todosnão agrícolaplantas no terceiro dia e os agrícolas depois ', e isso faz sentido nos versos seguintes, onde Deus planta especificamente o jardim do Éden e coloca o homem para cuidar dele'. No entanto, isso cai um pouco em sua cara, pelas razões mostradas abaixo.

O que veio primeiro: os animais ou Adão?

Os animais! Gênesis 1: 25-27 :

E Deus fez a besta da terra segundo a sua espécie, e o gado segundo a sua espécie, e tudo o que rasteja sobre a terra segundo a sua espécie: e Deus viu que era bom [...] Então Deus criou o homem à sua imagem , à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Adão! Gênesis 2: 7-19 :

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem passou a ser alma vivente [...] E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; Vou fazer dele um ajudante adequado para ele. E do solo formou o SENHOR Deus todos os animais do campo e todas as aves do céu; e os trouxe a Adão para ver como ele os chamaria: e tudo o que Adão chamasse a cada criatura vivente, esse era o seu nome.


Infelizmente, o gado é bestas do campo, assim como muitas outras bestas da terra. Isso define sua criação antesedepois de Adão.

Sofismas gramaticais

Têm sido feitas tentativas de reconciliar a inconsistência envolvendo os animais por meio do uso de trocadilhos gramaticais (tanto para não se preocupar com 'irregularidades gramaticais'!).

Isso pode ser feito porque a inconsistência depende de palavras que não aparecem em todas as versões da Bíblia. A maioria das versões renderiza Gênesis 2: 8 e 2:19 em um pretérito simples, indicando que a vegetação e os animais vieram depois de Adão: a versão King James apresenta o versículo 8 como 'E o SENHOR Deus plantou um jardim ...' e o versículo 19 como 'E da terra o Senhor Deus formou toda besta ... '

A Nova Versão Internacional não segue esta convenção, entretanto, em vez disso, usa o tempo mais perfeito, indicando que a vegetação e os animais vieram antes de Adão: o versículo 8 é 'Agora o SENHOR Deus tive plantou um jardim ... 'e o versículo 19 é' Agora o SENHOR Deus tive formado a partir do solo ... '

Mas, embora a mudança para o tempo mais-perfeito elimine a inconsistência envolvendo os animais, também elimina a possibilidade de a distinção 'agrícola' resolver a inconsistência envolvendo a vegetação.

Portanto, este argumento gramatical em particular não pode produzir um relato de criação consistente emoucaso, e é o único argumento que Tekton foi capaz de apresentar. É provavelmente por isso que a refutação de Tekton inclui um saída de emergência , dizendo que qualquer contradição 'é intencional - servindo a um propósito retórico ou polêmico - e, portanto, sem conseqüência para qualquer suposição de inerrância.'

Fé vs. obras

A seguir estão as contradições bíblicas citadas por Martin Luther em suas tentativas de justificar o corte de quatro livros do Novo Testamento do cânon.

'Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem obras é morta? Não foi Abraham nosso pai justificado pelas obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? - Tiago 2: 20-21 Resto do Novo Testamento, de acordo com Lutero; em particular Romanos 4: 1-2 : 'O que diremos então que Abraão nosso pai, no que diz respeito à carne, encontrou? Pois, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar; mas não diante de Deus '.

'Assim falai e assim fazeis, como os que serão julgados pela lei da liberdade?' - Tiago 2:12 Enunciados de São Paulo chamando a Lei mosaica de escravidão ( Gálatas 3:23 ), fúria ( Romanos 4:15 ), morte ( Romanos 8: 2 ), e sem (ibid.)

As mulheres podem profetizar ou não?

Há uma espécie de inconsistência chamada por João calvino em um comentário sobre 1 Coríntios 11:

'Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; porque é como se estivesse rapada.' - 1 Coríntios 11: 5 'Mas eu não permito que a mulher ensine, nem usurpe autoridade sobre o homem: mas que esteja em silêncio.' - 1 Timóteo 2:12

1 Timóteo 2:12 proíbe as mulheres de qualquer tipo de ensino religioso, mas 1 Coríntios 11: 5 implica que as mulheres têm permissão para fazer profecias - e um profeta era contado entre os maiores mestres religiosos naquela época - embora elas não possam fazer isso sem cobrir a cabeça.

Calvino reconhece esta implicação, mas diz que não é intencional e que 'o apóstolo, ao condenar aqui [profetizar sem cobrir a cabeça], não recomenda [profetizar com cobrir a cabeça].' Isso passa pelo mais estrito exame lógico, mas novamente entra em conflito com a ideia dos literalistas de 'clareza das escrituras', especialmente porque a honra das pessoas parece estar em jogo.

Contradições numéricas

É fácil de encontrar listas longas das contradições bíblicas, e com a mesma facilidade para os crentes rejeitá-las completamente, visto que a maioria é subjetiva ou devido a uma leitura intencionalmente ignorante da Bíblia ('Deus foi bom às vezes e significa outras vezes! Uma contradição!').

No entanto, é difícil argumentar contra os números. Os apologistas da inerrância ainda pulam obstáculos tentando explicá-los, mas em algum ponto você tem que desistir e admitir que a explicação mais razoável é que são simplesmente erros; que a Bíblia foi escrita e copiada por humanos que não foram guiados por uma mão invisível que os impedia de cometer erros. Mas então surge a dúvida: se Deus permitiu que esses erros numéricos surgissem, que outros erros também poderiam haver? Como você saberia que eles estão lá se as passagens não forem duplicadas em lugares diferentes?

Idade de Joaquim na Ascensão Real

Nos livros II Reis e II Crônicas temos duas idades diferentes para Joaquim quando ele ascendeu ao trono de Jerusalém.

Joaquim era dezoito anos quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Nehushta, filha de Elnathan de Jerusalém.

Joaquim era oito anos quando começou a reinar, e reinou três meses e dez dias em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor.

Idade de Acazias na Ascensão Real

Nos livros II Reis e II Crônicas temos duas idades diferentes para Acazias quando ele começou a reinar em Jerusalém.

Dois e vinte anos tinha Acazias quando começou a reinar; e reinou um ano em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Atalia, filha de Onri, rei de Israel.

Quarenta e dois anos tinha Acazias quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe também era Atalia, filha de Onri.

Quantos cavaleiros David capturou?

Entre II Samuel e I Crônicas , o número de cavaleiros que David leva mudanças dez vezes.

E Davi tomou dele mil carros, e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de infantaria; e Davi jarretou todos os cavalos dos carros, mas reservou deles para cem carros.

E Davi tomou dele mil carros, e sete mil cavaleiros e vinte mil homens de infantaria; também jarretou Davi todos os cavalos dos carros, mas reservou deles cem carros.

Quantas baias Salomão tinha para seus cavalos?

A partir de II Crônicas para Eu reis , Solomon experimenta um aumento de dez vezes nas paradas.

E Salomão teve quatro mil baias para cavalos e carruagens e doze mil cavaleiros; a quem concedeu nas cidades dos carros e com o rei em Jerusalém.

E Salomão teve quarenta mil baias de cavalos para seus carros e doze mil cavaleiros.

Quantos animais estavam na arca?

Veja o artigo principal neste tópico: Número de cada 'tipo' na Arca de Noé

Deus pode tornar sete iguais a dois:

  • Gênesis 6: 19-20 : 2 de cada animal [limpo ou impuro] na arca. 2 de cada tipo de ave.
  • Gênesis 7: 2-3 : Na verdade, coloque 7 de cada animal limpo na arca, 7 de cada tipo de pássaro e 2 de cada animal impuro.

(Não importa que o conceito de 'limpo' e 'impuro' não tenha sido revelado até centenas de anos depois.)

etc.

Ver Discrepâncias numéricas fatais na Bíblia

Outros exemplos

Vendo Deus:

  • João 1: Ninguém jamais viu a Deus.
  • Êxodo 33: O Senhor falou a Moisés face a face, como um homem fala a seu amigo.

A explicação é bastante simples: veja 1 Coríntios 2:13

Jesus vs Deus:

  • João 10: Meu Pai e eu [Jesus] somos um.
  • João 14: Meu Pai é maior do que eu [Jesus].

Alguns apologéticos cristãos argumentam que Jesus disse que ele era inferior a seu pai porque ele estava em um estado humilde, com autoridade reduzida, durante seu tempo na Terra. Hebreus 2: 9 e Filipenses 2: 5-8 são citados como evidência.

Destino dos justos:

  • Salmo 92: Os justos florescerão.
  • Isaías 57: Os justos perecerão da terra.

Últimas palavras de Jesus:

  • Mateus 27: As últimas palavras de Cristo: 'Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?'.
  • Lucas 23: As últimas palavras de Cristo: 'Pai, às tuas mãos entrego o meu espírito'.
  • João 19: As últimas palavras de Cristo: 'Está consumado'.

Duas mortes de Judas:

  • Mateus 27: Judas se arrepende e aceita que Jesus era inocente, tenta devolver o dinheiro aos sacerdotes, mas no final das contas tem que simplesmente jogar as trinta moedas de prata no templo e se enforcar (em um local não revelado) de vergonha. Os sacerdotes, incapazes de colocar o 'dinheiro do sangue' no tesouro, usam-no para comprar um campo de oleiro que serve para enterrar estranhos. O campo leva o nome do sangue de Jesus, porque foi comprado com o 'dinheiro do sangue'.
  • Atos 1: Judas não se arrepende, vai embora e compra um campo com seu 'ganho ilícito', mas consegue 'cair de cabeça' de tal forma que seu corpo se abre e seus intestinos se derramam. O campo tem o nome do sangue de Judas que foi derramado sobre ele.

Embora alguns inerrantistas afirmem 'harmonizar' isso afirmando que depois de seu enforcamento, a corda se rachou e Judas caiu, isso não é mencionado em Atos (que simplesmente dizia que ele comprou o campo e depois caiu e morreu nele) ou em Mateus (que diz que se enforcou e nada mais), e não trata da questão de que os dois relatos diferem em quase todos os sentidos (quem comprou o campo, se Judas morreu no campo, por que foi chamado de campo de sangue, se Judas foi vivo ou morto quando o campo foi comprado, e se Judas estava ou não arrependido). Na verdade, haviaquatroprimeiros relatos da morte de Judas com os outros dois de Papias, o terceiro onde Judas morreu de inchaço a tal tamanho que não conseguia passar por onde uma carroça poderia facilmente passar, e ele morreu depois de muito tormento, em um lugar próprio , suas entranhas derramando-se sobre uma vasta área - o que tornava o lugar inabitável por causa do cheiro. No quarto, Judas morreu de inchaço a tal ponto que não conseguia passar por onde uma carroça pudesse passar facilmente, foi esmagado por uma carroça e suas entranhas vazaram.

A razão para isso é que nem Mateus, nem o autor de Atos (supostamente Lucas) afirmam ter testemunhado a morte de Judas, e escreve uma morte apropriada para o que eles acreditam ter sido seu crime. Mateus trata Jesus como um rei davídico e, portanto, como o assassino de um rei, Judas se enforca de vergonha. Lucas-Atos trata a morte de Judas como um acidente (e, portanto, como punição divina) e Judas como o traidor de um justo, que merece morrer por ser espatifado no chão, e como um falante de inverdades, daí suas entranhas derramarem . Em Papias, a traição de Judas é vista como a de um traidor que faz falsas acusações; conseqüentemente, seu destino é inchar, morrer miseravelmente e ter suas entranhas caídas.

O que está sendo amaldiçoado aqui?

  • Gênesis 3:14 : 'E disse o Senhor Deus à serpente: Porquanto fizeste isto, és amaldiçoada acima de todo gado e acima de todo animal do campo; sobre tua barriga irás, e pó comerás todos os dias de tua vida '
  • Jó 1: 7 : E o Senhor disse a Satanás , De onde vens? Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De ir e vir na terra, e de andar para cima e para baixo nela.
  • Zacarias 3: 1 : E ele me mostrou Josué, o sumo sacerdote, em pé diante do anjo do Senhor, e Satanás em pé à sua direita, para lhe resistir.

Isso é pelo menos certo na escritura judaica onde a serpente é apenas uma cobra, mas a interpretação cristã torna a serpente Satanás, um anjo caído e inimigo de Deus (ao invés da tradição judaica de Satanás como um servo de Deus que testa os fiéis, e não o mesmo ser). Por que então, se a criatura no Jardim foinãouma cobra, Deus colocou uma maldição sobre as cobras? Além disso, se o diabo é amaldiçoado a entrar em seu ventre 'todos os dias de sua vida', como ele é capaz de 'andar para cima e para baixo' sobre a terra em Jó 1: 7 , ou ficar à direita de Josué em Zacarias 3: 1? Ele melhorou?

Temer a Deus o torna sábio?

  • Provérbios 9:10 : 'O temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria. Conhecer o santo é um insight. '
  • Eclesiastes 7:16 - Eclesiastes 7:18 : 'Não seja muito justo e não seja muito sábio. Você pode acabar sendo traído. Mas não viva mal e não aja como um tolo. Você pode estar morto antes que sua hora chegue. O melhor é manter um sem perder o outro. Quem teme a Deus mantém o meio termo entre os dois. '