Ateus odeiam deus

Indo um Deus mais longe
Ateísmo
Icon atheism.svg
Conceitos chave
Artigos para não acreditar em
  • Eterno Não
  • União Humanista e Ética Internacional
  • Aposta de pascal
  • A necessidade do ateísmo
Pagãos notáveis
Eyehategod: Eles odiariam a Deus se pudessem soletrar.
Ateus não odeie fadas, Leprechauns ou unicórnios porque eles não existem. É impossível odiar algo que não existe. E isso mostra o ponto.
- Ray Comfort
Como sempre, travando guerra contra os ateus que odeiam nosso Pai Celestial. E por ateus também quero dizer agnósticos , que são pessoas que não têm certeza se odeiam nosso Pai Celestial.
- Edward Atual (parodista ateu),Xeque-mate, ateus!
Quando um filósofo diz algo que é verdade, isso é trivial. Quando ele diz algo que não é trivial, então é falso.
—Carl Friedrich Gauss (O Príncipe dos Matemáticos)


A frase ' ateus odeiam deus (es) '( AHG ) é um falacioso anti- ateu argumento que tenta rotular o ateísmo como um mero oposição emocional para Deus (s), em vez de uma negação fundamentada da existência do (s) referido (s) deus (es). Os ateus não negam a existência de deus (es) porque 'odeiam deus (es)' ou 'querem viver em pecado', porque ateusnão acreditenessas coisas, mais do que Cristãos odeio, digamos, os deuses de Hinduísmo . Se eles estão bravos, geralmente eles estão chateados com algo religiosopessoaou o grupo fez. (Talvez eles até tenham chegado ao rebanho ateu pela rota do anticlericalismo.) Depois de afirmar que os ateus odeiam a Deus, muitos escritores passam a atacar ateísmo 'militante' e Novo Ateísmo .


Em linha com as várias crenças específicas de ateus no mundo, alguns ateus podem realmente desejar um Deus existia (mas não consegue conciliar isso com o que eles observam, como o problema do mal ), alguns não gostariam muito do deus retratado no Bíblia / Alcorão (etc.) e não acreditam que tal ser possa existir, alguns simplesmente não me importo , e muitos ficarão em algum ponto intermediário.

O argumento AHG surge extremamente comum e não mostra sinais de ir embora: veja o #Theist quotes seção. Uma resposta comum aos argumentos ateus vai no sentido de 'se você não acredita em deus (es), por que fala tanto sobre [ele / ele / eles]? '

Conteúdo

Falhas conceituais

É impossível para um ateu odiar a Deus. Não se pode odiar algo que ele acredita não existir. Na verdade, a maioria dos ateus adoraria nada mais do que acreditar que Deus existe, que Ele criou o universo , e que eles nunca morrerão. Embora seja um belo pensamento, os ateus não acreditam que seja verdade.
—AskAnAtheist.org

O AHG se baseia em vários conceitos falhos.

Alvo correto

Não acredito em seu deus, mas odeio a moral que eles representam.

Conforme mostrado na seção de contra-exemplos abaixo, personagens inexistentes podem ser claramente odiados. Mas, além disso, existem várias razões legítimas pelas quais os ateus podem não gostar de 'Deus':


  • Os ateus podem não gostar de pessoas que usam a religião para justificar suas ações. (E a existência de pessoas religiosas não é uma controvérsia.) Por extensão, os ateus podem não gostar da ideia de deus (es) para dar essa justificativa, apesar de ser fictícia.
  • Os ateus podem considerar que,E seo (s) deus (es) realmente existiram, mas fez este mundo como é , então esse deus seria mau. Assim, eles pensam que afirmar a existência de deus (es) é moralmente ofensivo - pois certamente um criador amoroso não faria um mundo tão imperfeito.
  • Os ateus podem pensar que a verdade é importante e que se livrar das falsas crenças - como a existência de uma divindade - é, portanto, importante. Além disso, os ateus podem pensar que acreditar na existência de uma divindade torna as pessoas mais propensas a aceitar outras falsidades, como cura pela fé -queFazprejudicar as pessoas de forma tangível.

Bulverismo

Veja o artigo principal neste tópico: Bulverismo

AHG usa a falácia lógica do bulverismo. Em vez de envolver as razões não emocionais do ateu contra a crença nos deuses, o teísta afirma que as idéias do ateu vêm da emoção. Isso evita discussões honestas e idas e vindas e permite que o teísta feche a discussão.



Ateus, que acreditam em deus

Veja o artigo principal neste tópico: Misoteísmo
Este argumento e suas variações implicam que os ateus realmente acreditam em um deus, mas o odeiam e querem se rebelar. Primeiro, se isso fosse verdade, eles não seriam ateus. Os ateus não são pessoas que acreditam em um deus, mas estão com raiva dele - são apenas teístas raivosos.
—Austin Cline

Semelhante ao bulverismo, o AHG costuma ser usado para afirmar (falaciosamente) que na verdade não há dúvida sobre a existência de deus (es), porquetodo o mundoacredita em Deus,atéateus! A ideia é que ateussecretamenteacredite em Deus, mas finja não acreditar devido ao ódio.


Este é um terrível espantalho de posições ateístas.

Se fosse assim, então não haveria razão para discutir sobre uma verdade universalmente aceita, e então a única discordância seria se devemos amar deus (s) (teísta) ou odiar deus (s) (ateu). Isso, por sua vez, oferece uma oportunidade fácil para o teísta apontar todas as coisas boas que seu (s) deus (es) supostamente fez. Isso é muito mais fácil do que examinar logicamente a plausibilidade da doutrina do teísta.


Isso também é um abuso de terminologia porque mesmo alguém que acredita em segredo ainda acredita, e misoteísmo seria o termo correto para um crente que odeia o deus em que acredita. Um 'ateu' que odiava deus seria apenas um crente irado, não um descrente. É absurdo sugerir o contrário.

Contra-exemplos

A ideia de que 'ateus odeiam Deus' tem vários contra-exemplos óbvios.

Contra-exemplo das religiões reais

É como perguntar a um cristão por que está tão zangado com Alá.
—Jeff Herbert

Em primeiro lugar, se este argumento for verdadeiro, os cristãos devem odiar cada um dos deuses Cristãos não acreditam em por simplesmente falhar em acreditar neles, e por argumentar que YHWH é superior. (Troque 'cristão' e 'YHWH' conforme necessário.)

Para ser justo, alguns fazem, porque acreditam os deuses de outras religiões são literalmente demônios . Por exemplo, muitas divindades védicas se tornaram demônios no Zoroastrismo .


Contra-exemplo fictício

Se você disser algo como 'Odeio Darth Vader', ninguém vai presumir que você acredita que ele existe. Você não tem que especificar que odeia o conceito dele.
Eu odeio Deus da mesma forma que odeio Voldemort.
- Jason Millet

Suponha temporariamente que existe um ser, Zylgrp, o Terror Desconhecido Gibbering. Assim diz o Livro de Zylgrp: Em uma bela e brilhante manhã de primavera, Zylgrp acordou, bocejou e matou todos os humanos vivos. Zylgrp rasgou cada átomo deles, embora tenha feito questão de escalonar a matança, para que as pessoas tivessem que ver seus entes queridos se desintegrarem antes que eles também desaparecessem. Foi inimaginavelmente doloroso para os humanos. Zylgrp riu enquanto observava. E então, exausto, Zylgrp foi para a cama e dormiu pacificamente. Assim diz o Livro de Zylgrp. Um homem.

A grande maioria das pessoas (com a possível exceção de VHEMT ) não gostaria de Zylgrp, o Terror Desconhecido Gibbering. Eles podem até odiá-lo. No entanto, o Zylgrp não existe. Em vez de odiar Zylgrp, eles odeiam o que Zylgrp significa - omnicídio. Da mesma forma, os ateus podem 'odiar' os deuses porque discordam da moral que esse deus representa. E para judeus / Cristãos / Muçulmanos que protestaria que seu deus é menos feliz com o massacre, considere o Grande inundação e exemplos de Deus pessoalmente matando pessoas .

Para resumir, James Kirk Wall escreve:

Suponhamos, hipoteticamente falando, que alguém inventou um personagem com poderes sobrenaturais que era ciumento, vingativo e cruel que infligiu morte e sofrimento a inúmeras pessoas, incluindo mulheres e crianças. E vamos supor que haja uma história sobre esse personagem ficar cara a cara com o Incrível Hulk. Você não estaria torcendo para o Hulk chutar a bunda dele? No entanto, nenhum dos personagens é real.

Contra-exemplo bruto

O ' filhote-macaco-bebê ' étudovocê não quer:

O filhote-macaco-bebê é uma ficção inventada por anunciantes, agora (com sorte) desempregados. Não existe. No entanto, os humanos têm uma reação universal: ódio ilimitado, espumoso e fervilhante pela mera possibilidade de que pudesse. Quão? Porque é possível odiar alguma coisa, mesmo uma coisa inexistente, pelo que ela representa - no caso, CGI horripilante por um produto horrível.

Para os ateus, um 'deus' é apenas uma ficção inventada por outro ser humano imperfeito. Odiar aquele personagem fictício não é difícil e não exige acreditar que esse deus existe.

Visão científica

Do Pew Research Center, 2012.
Os ateus não estão com raiva de Deus (assim como eles não estão com raiva do Fada dos Dentes ), e a maioria de nós não se tornou ateísta porque algo de ruim aconteceu conosco. Tornamo-nos ateus porque não encontramos evidências de quaisquer deuses.
—Herb Silverman

Exlineet. no2011 resumiu vários estudos sobre religião e atitudes em relação a Deus e encontrou:

Religiosidade e idade se correlacionaram negativamente com a raiva de Deus. [....] Alguns ateus e agnósticos relataram raiva envolvendo Deus, particularmente em medidas que enfatizam experiências passadas e imagens de um Deus hipotético.

Estas são duas descobertas interessantes:

  1. Pessoas mais religiosas tinham menos probabilidade de odiar a Deus. Portanto, as pessoas religiosas não odeiam a Deus. Ufa!
  2. Sim ateusFaztêm ódio - de duas maneiras distintas, nenhuma das quais requer que eles acreditem que deus existe. O primeiro é o ódio contra uma ideia hipotética -ie, se Deusfezexistem, conforme descrito pela Bíblia ou Alcorão , então eles odiariam aquele deus. O segundo é o ódio contra uma ideia histórica -por exemplo., eles tinham pontos de vista políticos ou uma sexualidade que se opunham ao que era sua religião anterior, e então deixaram essa religião (veja o gráfico) e perderam a fé naquela divindade.

Citações teístas

Existem vários exemplos desse raciocínio extraordinariamente estranho. Alguns são apresentados abaixo para sua diversão.

Tive muitas conversas com ateus. Muitos expressam um forte ódio a Deus. Não consigo explicar isso. Como você pode odiar alguém em quem você não acredita? Por que a hostilidade? Se Deus não existe, os ateus não deveriam apenas relaxar e se divertir antes de se tornarem vegetais? Por que deveria importar se as pessoas acreditam em Deus? Nada importa se o ateísmo for verdadeiro.
- Don Batten , Creation Ministries International
Podemos ficar indignados com objetos e criaturas animadas e inanimadas. Podemos até, em um sentido limitado, ser incomodados pelos personagens fantasiosos de livros e sonhos. Mas criaturas como unicórnios que não existem - que realmente acreditamos que não existem - tendem a não despertar nossa ira. Certamente não culpamos as criaturas de um chifre por nossos problemas. O único grupo social que se opõe a essa regra são os ateus. [....] Muitos afirmam acreditar que Deus não existe e ainda, de acordo com estudos empíricos, tendem a ser as pessoas que mais se zangam com ele.
—Joe Carter
No entanto, no interesse da revelação total, deixe-me acrescentar que meus problemas com a fé não eram apenas intelectuais. Eu tinha um grande interesse na não existência de Deus porque estava levando um estilo de vida um tanto imoral e não queria ser responsabilizado por meu comportamento. Para mim, o ateísmo abriu um mundo de hedonismo que eu sabia que não seria aceitável para Deus se ele existisse. (Deixe-me ser claro: não estou dizendo que todos os ateus são hedonistas. Estou apenas dizendo que, para mim, o ateísmo abriu caminho para eu viver uma vida auto-indulgente, eu primeiro, narcisista. E ser honestamente, até hoje não consigo entender por que os ateus escolheriam qualquer outro caminho, embora eu saiba que muitos o fazem.)
- Lee Strobel , discutindo a época em que ele era ateu
[Quando] uma pessoa se recusa a vir a Cristo, nunca é apenas por falta de evidências ou por causa de dificuldades intelectuais: na raiz, ela se recusa a vir porque voluntariamente ignora e rejeita a atração do Espírito de Deus em seu coração. Ninguém, na análise final, realmente deixa de se tornar cristão por falta de argumentos; ele falha em se tornar um cristão porque ama as trevas em vez da luz e não deseja ter nada a ver com Deus.
- 'filósofo profissional' William Lane Craig
Eu estava vivendo nessa época, como tantos ateus ou Antiteístas , em um turbilhão de contradições. Afirmei que Deus não existia. Eu também estava com muita raiva de Deus por não existir. Eu estava igualmente zangado com Ele por criar um mundo. Por que as criaturas deveriam ter o fardo da existência imposto a elas sem seu consentimento?
- C.S. Lewis , discutindo a época em que ele era ateu
Com essa experiência, aprendi que não existe algo como 'ateísmo intelectual'. O ateísmo é um sistema de negação do pecado. Os ateus negam a Deus porque criticam e violam Suas leis e Seu amor.
—William J. Murray
Eu percebi que é muito comum para eles [ateus] dizerem que 'não acreditam em Deus' ou 'não acreditam que Ele existe' e então site Antigo Testamento Escrituras em que Deus faz o que eles acham que é moralmente repreensível (o que é engraçado, visto que eles não têm uma moral objetiva e absoluta para fazer tais julgamentos). Eles reclamam, zombam e pronunciam condenação ética contra o Deus da Bíblia ... assim como você faria com alguém que odeia. Hmmm ... Então, eles realmente odeiam a Deus.
—Matt Slick
Claro, ateus dirão que não podem odiar aquilo em que não acreditam. Mas se for esse o caso e eles realmente negarem que Deus existe (seja por negação positiva ou falta de crença passiva), então eles são expressando a negação do conceito cristão de Deus por não O afirmar apropriadamente.
—Matt Slick
Como podemos ver pela pura paixão e virulência do ateu - eles parecem odiar o Deus cristão - não estamos lidando aqui com uma filosofia fria contra a fé sem cérebro. O ateísmo é tanto um compromisso religioso quanto o próprio Cristianismo. Representa a última versão do ataque humano a Deus, nascido do ressentimento por não governarmos o mundo de fato e por Deus nos chamar a submeter nossas vidas a ele. É uma forma de idolatria em que adoramos a nós mesmos.
—Arcebispo anglicano de Sydney, Peter Jensen
Eles são um pequeno grupo de pessoas, e eles chegam na Fox ou CNN e eles reclamam e deliram, e eu basicamente baseei meu personagem [em God Is Not Dead] desses caras que eu vejo que estão apenas com raiva - eles está apenas cheio de raiva e ódio. Por um lado, sinto pena deles, mas depois meio que rio deles. Por que alguém gastaria tanto tempo reclamando e delirando sobre algo em que não acredita?
- Kevin sorbo
Isso é satânico? É alguma coisa espiritual, pessoas que são ateus, odeiam a Deus, odeiam a expressão de Deus? E eles estão com raiva do mundo, com raiva de si mesmos, com raiva da sociedade e descontam em pessoas inocentes que estão adorando a Deus. E seja um templo sikh ou uma igreja batista ou uma igreja católica ou uma mesquita muçulmana, seja o que for, eu simplesmente abomino esse tipo de violência, e é o tipo de coisa que devemos fazer algo a respeito. Mas o que você faz? Bem, você fala sobre o amor de Deus e espera que tenha algum impacto.
- Pat Robertson , discutindo o Tiro no templo Sikh de Wisconsin , que foi perpetrado por um neonazista que falou de uma 'guerra sagrada racial'